Fazendo Caminho I <$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 26, 2004

A HOMENAGEM AOS POETAS NUM DIA ESPECIAL

PARA RIR COM OLHOS TRISTES


Estão sentados
com olhos claros
e frente a frente
mostrando através dos lábios
e de súbito
agudas pontas de alfinetes

Tombam as palavras
em branda frase
fluentes
e entre cada
tão súbtil ao pensamento
gumes de espada

E mãos paradas
ou antes
pegando gráceis
no cristal frágil tonalizado
pelo vinho puro
ainda marcado do sol nas
folhas da ingénua vide

E olhando em volta
(perfis e faces e frontes altas
sorrisos ágeis, pupilas frias)
não volto as costas
à hora exígua

só me pergunto que faço aqui
Galeria de Arte
Glória de Sant'Anna
Desde que o Mundo e 32 Poemas de Intervalo (1972)


ALAMEDA VIGIADA


Quem me dera ser plâncton.
Ou ser como certas plantas,
permanecer indiferente
aos ventos
e aos sóis,
fazendo, sem os perigos do raciocínio,
a minha diária fotossíntese,
de que ignoraria o sabor.
Ou ser como as amibas
que se adaptam
e se desdobram, em sucessivas
mitoses,
em centenas de outas amibas
onde eu estaria autêntico,
ou não estaria autêntico.
Quem me dera passar desentendido
e não ser entendido,
átomo minusculo na poeira eléctrica
da manhã,
ausente, bem ausente
deste coração
e desta carne
na sombra vigiada da alameda.

Rui Knopfli
Motivações


FÁBULA

Menino gordo comprou um balão
e assoprou
assoprou com força o balão amarelo.

Menino gordo assoprou
assoprou
assoprou
o balão inchou
inchou
e rebentou!

Meninos magros apanharam os restos
e fizeram balõezinhos.

José Craveirinha
Karingana Ua Karingana



SÁBADOS ADIADOS

Orações de rosa
rezas de cravos
e também salmos de gladíolos.
Somos o que somos e não insinceros
mesmo envoltos no aroma
de antúrios murchos.

Minhas
sabatinas dádivas de flores
exortam a insolidão das jarras
mas se está a chover
cauteloso velho cão de papel
adio para bom tempo
nosso encontro de saudades
e deixo-te à chuva.
e minha sincera saudade
levanta a gola do blusão
e como um cão sarnento
abandono-te à chuva.

José Craveirinha
Maria

Comments:
<$BlogCommentBody$>
<$BlogCommentDeleteIcon$>

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

on-line